quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Homem inventa maneira de converter plástico em petróleo



Tradução livre:

Quando eu era uma criança, eu gostava de brincar na natureza, eu não me preocupava com o meio ambiente. Mas desde que vim aqui e tive meus próprios filhos, os lugares que eu costumava brincar quando criança desapareceram. Então eu resolvi fazer alguma coisa sobre isso. Desde 2000, tem havido uma conversa sobre aquecimento global e também no Japão há muito pouco espaço para o lixo. Em todos os lugares do mundo há pouco espaço para o lixo e os efeitos dele podem ser muito ruins. Então, usando tecnologia Japonesa, pensamos que seria possível transformar de volta o plástico em petróleo. Ele é feito de petróleo, então não deveria ser muito difícil transformá-lo de volta. Desta maneira nós começamos. Esta é a máquina de conversão de petróleo. Nós removemos a tampa. Nós colocamos o plástico aqui dentro. Estes são os ingredientes de plástico que será transformados em óleo. Um bom ponto da pequena máquina é que você não tem que partir o lixo, você pode colocá-lo como ele é. Então é fácil de entender que ele vira óleo. Então eu a ligo, a temperatura começará a subir. O plástico começará a derreter e se tornar líquido. Depois do líquido evaporar, o gás passará por aqui e entra aqui. Esta é uma água de refrigeração, e então o gás se torna óleo. O óleo é OK para ser queimado como é. Você pode depois processá-lo para fazer gasolina, diesel e querosene. Se você separar o óleo, pode usá-lo em um carro, ou uma motocicleta, um gerador, um aquecedor, um fogão. Você pode usar da mesma maneira que um óleo comum. De 1kg de plástico, você pode fazer aproximadamente 1L de óleo. Se você queima 1kg de plástico, ele se torna em 3kg de CO2. Usando eletricidade e calor, nós podemos trazê-lo de volta a óleo e reduzir em torno de 80% as emissões de carbono.

Mesmo em países desenvolvidos, o lixo é espalhado por pessoas descuidadas. Em países em desenvolvimento, mesmo se eles se importem, eles não sabem como, então eu levo esta máquina lá e ensino a eles.Esta é a única máquina que pode ser transportada por avião. Nós a levamos a Africa, Filipinas, Ilhas Marshall. E com as crianças lá, nós coletamos o lixo e fazemos óleo. As pessoas começam a ver que isto não é lixo, este plástico disposto, a tampa da garrafa, a embalagem do lanche, é petróleo. Então quando uma criança entende isto, o lixo se torna limpo. As pessoas não sabem que o lixo é petróleo, é por isso que elas o estão jogando fora. Se eles sabem que ele se torna petróleo, eles irão coletá-lo. Isto é um poço de petróleo! Um campo de plástico!

No Japão, nós usamos petróleo que viaja grandes distâncias, do Iraque, Irã, Arábia Saudita. Ele é purificado em refinarias e distribuído por caminhões tanque. E nós vamos comprá-lo em postos de combustíveis. As marcas de CO2 são muito altas. Se nós transformarmos de volta o nosso lixo de plástico em petróleo, então as nossas emissões de CO2 serão muito menores. Se o mundo inteiro começar a fazer isso, a quantidade de CO2 reduzirá dramaticamente.

Isto é lixo, não é? Isto é um tesouro

2 comentários:

Unknown disse...

Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

Ciclano disse...

Se For uma maneira barata, pode ser uma boa ideia colocar um desses em automoveis!

Submarino 2