sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Campo de idéias

Existem empresas que incentivam os funcionários a participarem do processo de melhoria estimulando a criatividade. A Samarco Mineração SA é uma delas. Existe um programa chamado Campo de Idéias, que premia em dinheiro os funcionários que inventam alguma coisa para aperfeiçoar os diversos processos da empresa.

Mais pode ser visto em: Samarco

Dou destaque especial ao Projeto Salvamar, que foi idealizado por um marinheiro da empresa.

O Projeto Salvamar que é hoje benchmark internacional em responsabilidade ambiental, surgiu como idéia do programa. O óleo queimado dos barcos da comunidade, que antes era despejado no mar ou na areia, passou a ser depositado em coletores instalados na beira da praia - cerca de 500 litros são coletados por ano em cada base (Guarapari e Anchieta/ES). Obedecendo a portaria da ANP (Agência Nacional do Petróleo) sobre o assunto, o óleo é encaminhado para a reciclagem através de refino.

Iniciado em maio de 2000, o programa já recebeu vários prêmios.

1º lugar no Prêmio de Ecologia da FINDES (Federação das Indústrias do Espírito Santo);

1º lugar no Prêmio Tião Sá, da Prefeitura de Vitória;
Prêmio Nacional de Ecologia da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), na categoria Educação Ambiental;

Destaque do Prêmio HSEC (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade) da BHPBilliton;

Indicado pela FDC para representar projetos das empresas do Brasil no Global Compact, programa da Organização das Nações Unidas (ONU);

Indicado para compor o Banco de Práticas do Instituto Ethos como referência de prática socioambiental. (Autores: Sebastião Carlos Machado - Marinheiro de Convés, Sandrelly Amigo - Analista de Relações com a Comunidade e Marco Antônio Muniz Gâmaro -Analista de Proteção Portuária).

Nenhum comentário:

Submarino 2