segunda-feira, 21 de julho de 2008

Invenções brasileiras - Máquina de escrever


Começo hoje uma série de postagens para exaltar as invenções tupiniquins. Pouca gente sabe, mas muitas coisas que estão aí e que todo mundo pensa que sempre existiram tiveram que sair da cabeça de alguém um dia. E o Brasil contribuiu - e muito - para que estas idéias muitas vezes simples modificassem o nosso mundo. Muitas vezes estes inventores são injustiçados e relegados ao esquecimento. O complexo de vira-lata contribui para que o brasileiro não acredite em sua capacidade inovadora.

Hoje começo com a máquina de escrever. A idéia original foi do Padre FRANCISCO JOÃO DE AZEVEDO - 1861.

A invenção do padre Azevedo (ao lado) parecia com um piano de 24 teclas que imprimiam letras num papel - para mudar de linha, era preciso pisar em um pedal na parte de baixo do aparelho. Alegando estar velho e doente, o padre entregou seu invento ao negociante George Napoleon Yost, com a promessa de que havia pessoas interessadas em fabricá-lo nos Estados Unidos. Péssima idéia...

Em 1874, o americano Christofer Sholes apresentou um modelo quase igual ao do padre Azevedo. A empresa Remington se interessou e passou a fabricar as máquinas, sem nem lembrar do brasileiro.

Fonte: Mundo Estranho

2 comentários:

Anônimo disse...

O governo brasileiro nunca se enteressou por inventos brasileiros,até hoje fazem vista grossa, a rapadura é da Alemanha, varias especies de plantas medicinais da Amazonia é o Japão que manipula,Indios do Brasil são conduzidos por Americanos e Franceses a seder seus conhecimentos medicinais dentro do nosso território. Espero que deixemos de fazer papel de OTÁRIO. Antes que acabe a nossa riquesa depois não interessa.

Anônimo disse...

a baixa auto -estima do povo brasileiro é algo que destrói a si próprio lentamente.Deveriamos nos orgulhar mais das nossas próprias potencialidades e nossos inventos.Embora não sejamos poderosos e ricos como os de 1o mundo somos em muitas precursores e inventores.Se nos valorizassemos mais quem sabe não correriamos o risco de sermos anulados ou até mesmo extintos em nossa cultura,que nada mais possui de pura e européia e convenhamos já é bem miscigenada.Abs.J.Marcelo

Submarino 2