terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A história das baterias

Uma bateria, que é na verdade uma célula elétrica, é um componente que produz eletricidade a partir de uma reação química. Uma bateria consiste estritamente de uma ou mais células conectadas em série ou paralelo, mas o termo é geralmente usado para uma única célula. Uma célula consiste de um eletrodo negativo, um eletrolito, que conduz os íons; um separador, também condutor de íons; e um eletrodo positivo.

Linha do tempo

* 1748 - Benjamin Franklin cunhou o termo "bateria" pela primeira vez, para descrever um arranjo de pratos de vidro.
* 1780 to 1786 - Luigi Galvani demonstrou o que hoje conhecemos ser a base dos impulsos neuronais e lançou a pedra fundamental na pesquisa de inventores posteriores a ele, como Volta.
* 1800 - Alessandro Volta inventou a pilha e descobriu o primeiro método prático de geração de energia elétrica. Construída de discos alternados de zindo e cobre com peças de cartões embebidos em salmoura entre os metais, a pilha de Volta produzia corrente elétrica. O arco condutor metálico era usado para carregar a eletricidade
para distâncias maiores. A pilha de Alessandro Volta foi a primeira célula de bateria "úmida" que produziu uma corrente estável e confiável.
* 1836 - Inglês, John F. Daniel inventou a célula de Daniel que usava dois eletrólitos: sulfato de cobre e sulfato de zinco. A célula de Daniel era um pouco mais segura e menos corrosiva que a célula de Volta.
* 1839 - William Robert Grove desenvolve a primeira célula combustível, que produzia eletricidade combinando hidrogenio e oxigênio.
* 1839 to 1842 - Inventores criaram melhoramentos para as baterias que usavam eletrodos líquidos para produzir eletricidade. Bunsen (1842) and Grove (1839) invented as de maior sucesso.
* 1859 - Inventor francês, Gaston Plante desenvolveu a primeira bateria de ácido que podia ser recarregada. Este tipo de baterias é usado em carros hoje em dia.
* 1866 - Engenheiro francês, Georges Leclanche patenteou a bateria de zinco-carbono, batizada de célula de Leclanche. De acordo com "The History of Batteries": "A célula original de George Leclanche foi construída em um pote poroso. O eletrodo positivo consistia de dióxido de manganês esmagado com um pouco de carbono misturado. O eltrodo negativo consistia de uma vareta de zinco. O catodo era colocado dentro do pote e uma vara de carbono era inserida para atuar como um coletor de corrente. O anodo ou vara de zinco e o pote eram então imersos em uma solução de clorido de amônia. O líquido agia como o eletrolito, prontamente infiltrando-se nos poros e fazendo contato com o material do catodo."
* 1868 - 20.000 células de Georges Leclanche já eram usadas em equipamentos de telégrafos.
* 1881 - J.A. Thiebaut patenteou a primeira bateria com ambos o eletrodo engativo e o pote poroso colocados em um copo de zinco.
* 1881 - Carl Gassner inventou a primeira bateria "seca" de sucesso comercial. (célula de zinco-carbono)
* 1899 - Waldmar Jungner inventou a primeira bateria recarregável de níquel cádmio.
* 1901 - Thomas Alva Edison inventou as baterias alcalinas.
* 1949 - Lew Urry invented inventou as pequenas pilhas alcalinas.
* 1954 - Gerald Pearson, Calvin Fuller and Daryl Chapin inventaram a prieira bateria solar.

Adaptado de: History of the electric battery

Nenhum comentário:

Submarino 2